O AutoHotkey não faz nada por conta própria; ele precisa que um script diga o que fazer. Um script é simplesmente um arquivo de texto com a extensão de arquivo .ahk
contendo instruções para o programa, parecido com um arquivo de configuração, mas muito mais poderoso. Um script pode ser pequeno a ponto de realizar uma única ação e ser encerrado, mas a maioria dos scripts definem um número de hotkeys, com cada hotkey sendo seguida por uma ou mais ações a serem executadas quando a hotkey for pressionada.
#z::Run https://www.autohotkey.com ; Win+Z ^!n:: ; Ctrl+Alt+N if WinExist("Untitled - Notepad") WinActivate else Run Notepad return
Dica: Se o seu navegador suportar, você pode baixar qualquer bloco de código (como o mostrado acima) como um arquivo script clicando no botão que aparece na parte superior direita do bloco de código quando você passa o mouse sobre ele.
Existem algumas formas comuns para se criar um arquivo script:
.ahk
. Em alguns sistemas operacionais, talvez você precise envolver o nome em aspas para garantir que o editor não adicionará nenhuma outra extensão de arquivo (como .txt).
Certifique-se de salvar o arquivo como UTF-8 with BOM se ele conter caracteres non-ASCII. Para detalhes, veja aFAQ.
.ahk
se ela estiver visível).Veja Linguagem de Script para detalhes sobre como escrever um script.
Para abrir um script para edição, clique com o botão direito no script e selecione Edit Script. Se o script já estiver em execução, você pode usar o comando Edit ou clicar com o botão direito no ícone de bandeja do script e selecionar Edit This Script. Por padrão, isso abrirá o Bloco de Notas, mas pode ser alterado escrevendo para o registro como mostrado aqui. Claro, você sempre pode abrir seu editor primeiro e então abrir o script como você faria com qualquer outro arquivo de texto.
Depois de editar um script, você precisa executar ou recarregar o script para que as alterações entrem em efeito. Um script em execução normalmente pode ser recarregado através do menu de bandeja.
Com o AutoHotkey instalado, existem várias formas de excutar um script:
A maioria dos scripts tem efeito apenas enquanto eles estão sendo executados. Use o menu de bandeja ou o comando ExitApp para encerrar um script. Scripts também são forçados a serem encerrados quando o Windows é encerrado. Para configurar um script para iniciar automaticamente após o usuário entrar, a maneira mais fácil é colocar um atalho para o arquivo script na pasta Startup.
Scripts também podem ser compilados; isto é, combinados juntos com o arquivo binário do AutoHotkey para formar um arquivo executável auto-contido (.exe)
Por padrão, cada script adiciona seu próprio ícone na área de notificações da barra de tarefa (também conhecida popularmente como bandeja)
O ícone de bandeja normalmente se parece com isso (mas a cor ou a letra é alterada quando o script está pausado ou suspenso):
Clique com o botão direito no ícone de bandeja para mostrar o menu de bandeja, qual possui as seguintes opções por padrão:
Por padrão, clicar duas vezes no ícone de bandeja mostra a janela principal do script.
O comando Menu pode ser usado para customizar o ícone de bandeja e o menu.
A diretiva #NoTrayIcon pode ser usada para esconder o ícone de bandeja.
A janela principal do script normalmente fica escondida, mas ela pode ser mostrada através do ícone de bandeja ou um dos comandos listados abaixo para receber acesso à informações úteis para a depuração do script. Itens sob o menu de controle View que a janela principal mostra:
Problema conhecido: Atalhos de teclado para itens de menu não funcionam enquanto o script estiver mostrando uma MsgBox ou outro diálogo.
A variável embutida A_ScriptHwnd contém o ID único (HWND) da janela principal do script.
O título desta janela é usado pelos mecanismos #SingleInstance e Recarregar para identificar outras instâncias do mesmo script. Alterar o título previne que o script seja identificado como tal. O título padrão da janela é equivalente a expressão A_ScriptFullPath (A_IsCompiled ? "" : " - AutoHotkey v" A_AhkVersion)
.
Fechar esta janela com WinClose (mesmo a partir de outro script) faz com que o script seja encerrado, mas a maioria dos outros métodos apenas escondem a janela e deixam o script em execução.
Veja Passando parâmetros de linha de comando para um script para saber como usar a linha de comando, incluindo uma lista de alternadores de linha de comando que afetam o comportamento do programa.
O arquivo AutoHotkey.exe é tudo que é necessário para executar qualquer script .ahk
[AHK_L 51+]: Renomear o AutoHotkey.exe também altera qual script é executado por padrão, que será uma alternativa para compilar um script para usar em um computador sem o AutoHotkey instalado. Por exemplo, MeuScript.exe automaticamente executa MeuScript.ahk se um nome de arquivo não for fornecido, mas também é capaz de executar outros scripts.
Para instalar o AutoHotkey silenciosamente dentro do diretório padrão (que é o mesmo diretório mostrado pelo modo não-silencioso), passe o parâmetro /S para o instalador. Por exemplo:
AutoHotkey110800_Install.exe /S
Talvez seja necessário especificar um diretório além do padrão através do parâmetro /D (na ausência de /S, isso altera o diretório padrão mostrado pelo instalador). ( Por exemplo:
AutoHotkey110800_Install.exe /S /D=C:\Program Files\AutoHotkey
Versão: Se o AutoHotkey foi instalado anteriormente, o instalador detectará automaticamente qual versão do AutoHotkey.exe está definida como padrão. Caso contrário, o padraõ será Unicode 32-bit ou Unicode 64-bit dependendo se o sistema é 32 ou 64-bit. Para substituir qual versão do AutoHotkey está definida como padrão, passe um dos seguintes alternadores:
/A32
ou /ANSI
: ANSI 32-bit./U64
ou /x64
: Unicode 64-bit (only valid on 64-bit systems)./U32
: Unicode 32-bit.Por exemplo, o seguinte instala silenciosamente e define ANSI 32-bit como o padrão:
AutoHotkey110800_Install.exe /S /A32
Desinstalação: Para desinstalar silenciosamente o AutoHotkey, passe o parâmetro /Uninstall
para o Installer.ahk. Por exemplo:
"C:\Program Files\AutoHotkey\AutoHotkey.exe" "C:\Program Files\AutoHotkey\Installer.ahk" /Uninstall
Para versões do AutoHotkey mais antigas que 1.1.08.00, use uninst.exe /S
. Por exemplo:
"C:\Program Files\AutoHotkey\uninst.exe" /S
OBS: O Installer.ahk deve ser executado como administrador para funcionar corretamente.
Extrair: Versões posteriores do instalador incluem um link no canto inferior direito para extrair arquivos de configuração sem instalar. Se essa função estiver presente, o alternador /E
pode ser usado para invocá-la a partir da linha de comando. Por exemplo:
AutoHotkey110903_Install.exe /D=F:\AutoHotkey /E
Reiniciar Scripts [v1.1.19.02+]: No modo de instalação/desinstalação silencioso, scripts em execução são fechados automaticamente, caso seja necessário. Passe o alternador /R
para reiniciar automaticamente estes scripts usando qualquer EXE que esteja em execução, sem fazer uso de argumentos de linha de comando. A configuração tentará iniciar os scripts através do Explorador, então eles não serão executados como administrador se UAC estiver habilitado.
Botões da barra de tarefas [v1.1.08+]: No Windows 7 ou superior, botões da barra de tarefa para múltiplos scripts são automaticamente agrupados juntos ou combinados em um único botão por padrão. A opção Separate taskbar buttons desabilita isso registrando cada executável do AutoHotkey como um host app (IsHostApp).
[v1.1.24.02+]: Para instalações via linha de comando, especifique /IsHostApp
ou /IsHostApp=1
para habilitar a opção e /IsHostApp=0
para desabilitá-la.
O GUI Instalador possui uma opção "Add 'Run with UI Acess' to context menus". Essa opção de menu de contexto oferece uma solução alternativa para os comuns UAC - problemas relacionados permitindo que o script automatize programas administrativos - sem que o script esteja sendo executado como administrador. Para alcançar isso, o instalador faz o seguinte:
Se qualquer um dos arquivos UIA forem apresentados antes da instalação, o instalador os atualizará automaticamente mesmo se a opção UI Acess estiver desabilitada.
Para instalações via linha de comando, especifique/uiAccess
ou /uiAccess=1
para habilitar a opção e /uiAcess=0
para desabilitá-la. Por padrão, o instalador habilitará a opção se UAC estiver habilitada e a opção de menu de contexto UI Acess estiver presente antes da instalação.
Scripts que precisam executar outros scripts com UI Acess podem simplesmente Executar o arquivo UIA.exe apropriado com os parâmetros de linha de comando normais.
Limitações conhecidas:
ComObjActive("Word.Application")
falharia porque Word não está marcado para UI Acess.#InstallMouseHook
) pode previnir que todas as hotkeys de mouse funcionarem quando o mouse estiver apontando para uma janela pertencente á um script UIA, mesmo hotkeys implementadas pelo próprio script UIA. Uma solução alternativa é garantir que scripts UIA sejam carregados por último.Para mais detalhes, veja Habilitar interação com programas administrativos no fórum arquivado.