Nouveau (Português)
Summary |
---|
Este articulo mostra detalhes da instalação do driver livre chamado Nouveau, que é um driver gráfico com aceleração 3D para placas de vídeo NVIDIA. O nome do projeto refere-se ao fato de que "nouveau" significa "novo" em francês. |
Related |
KMS |
Xorg (Português) |
Nouveau é um driver grafico livre para placas de vídeo NVIDIA.
Se você tiver alguma dúvida, não se esqueça de verificar o FAQ, pois la há uma grande quantidade de informações valiosas.
Contents
Instalação
Antes de prosseguir, dê uma olhada no FeatureMatrix (página em inglês) para ver quais recursos são suportados pela arquitetura dada, e a lista de codenames (página em inglês) para determinar a categoria do cartão de vídeo.
Você também pode consultar a wikipedia para obter uma lista ainda mais detalhada.
- Instale o driver DDX com o seguinte pacote:
# pacman -S xf86-video-nouveau
- Também certifique-se que você tem Xorg instalado corretamente.
- Se você quiser acelerado por hardware com suporte 3D (por exemplo: para rodar o GNOME Shell ou efeitos KWin), instale o driver DRI com o seguinte pacote:
# pacman -S nouveau-dri
- Advertencia:
- O driver DRI é experimental, e pode causar corrupções nos renderizados ou travamentos aleatórios do GPU (especialmente em placas mais antigas que usa o driver clássico de Mesa). Se você vai usá-lo, se recomenda usar a Magic SysRq key (chave mágica SysRq) para ser capaz de se recuperar de um bloqueio.
- Veja http://nouveau.freedesktop.org/wiki/MesaDrivers antes de reportar bugs com os drivers 3D.
Carregamento
O módulo do kernel nouveau deve carregar automaticamente na inicialização do sistema.
Se isso não acontecer, então:
- Certifique-se de não ter o nomodeset ou vga= na linha do kernel no GRUB menu.lst/menu.cfg, já que o Nouveau precisa do mode-setting do kernel, a fim de executar com sucesso (veja abaixo).
- Além disso, verifique se você não desativou Nouveau usando qualquer blacklist (lista negra) do modprobe dentro do /etc/modprobe.d/.
KMS
Kernel Mode-Setting (KMS) é exigido pelo driver Nouveau. Como o sistema é inicializado, a resolução provavelmente vai mudar quando KMS inicialize o driver de vídeo. Simplemente instale o driver Nouveau que deve ser suficiente para reconhecer o sistema e inicialize o modo "Late Start" (Início Tardio) (ver abaixo). Para complementar a leitura, leia: KernelModeSetting (página em inglês).
Late start (Início Tardio)
Com esta escolha, o KMS será habilitado quando os outros módulos do kernel sejam carregados. Você verá o texto "Carregando módulos" e o tamanho do texto pode mudar, possivelmente com uma cintilação indesejável na tela.
Early start (Início Precoce)
Este método vai começar KMS o mais cedo possível quando o initramfs é carregado no processo de inicialização. Aqui está o jeito de como fazer isso com os pacotes oficiais:
- Adicionar "nouveau" na opção MODULES que está no /etc/mkinitcpio.conf:
MODULES="... nouveau ..."
- Re-gerar a imagem de inicialização:
# mkinitcpio -p <kernel preset, e.g. linux-libre>
Se experimentar problemas com nouveau pelo fato de ter reconstruido o nouveau-drm várias vezes para fins de teste, não adicione nouveau no initramfs. Isto é mais fácil para que o initramfs se esqueça de reconstruir isto e assim ele não fará o teste mais dificultoso. Basta usar o início tardio até que você esteja confiante de que o sistema seja estável. Pode haver problemas adicionais com initramfs se você precisa de um firmware para a família NV50.
Dicas e truques
Rasgando a composição livre
Edite o seu /etc/X11/xorg.conf.d/20-nouveau.conf, e na sessão "Device section" adicione o seguinte:
Section "Device" Identifier "nvidia card" Driver "nouveau" Option "GLXVBlank" "true" EndSection
DualHead (Monitores múltiplos)
Nouveau suporta a extensão xrandr para monitores modesetting e múltiplos. Veja a página de tutoriais RandR12 para obter maior informação.
Aqui está um exemplo completo do /etc/X11/xorg.conf.d/20-nouveau.conf para a execução de 2 monitores no modo de DualHead. Você pode preferir usar uma ferramenta gráfica para configurar os monitores, como o painel do GNOME Control Center Display ( gnome-control-center display).
# the right one Section "Monitor" Identifier "NEC" Option "PreferredMode" "1280x1024_60.00" EndSection # the left one Section "Monitor" Identifier "FUS" Option "PreferredMode" "1280x1024_60.00" Option "LeftOf" "NEC" EndSection Section "Device" Identifier "nvidia card" Driver "nouveau" Option "Monitor-DVI-I-0" "NEC" Option "Monitor-DVI-I-1" "FUS" EndSection Section "Screen" Identifier "screen1" DefaultDepth 24 SubSection "Display" Depth 24 Virtual 2560 2048 EndSubSection Device "nvidia card" EndSection Section "ServerLayout" Identifier "layout1" Screen "screen1" EndSection
Configurando a resolução do console
Use a ferramenta fbset para ajustar a resolução do console.
Você também pode passar a resolução para nouveau com a opção de linha video= kernel (veja KMS).